Pílula do Dia Seguinte – Ciclo Menstrual

Ciclo Menstrual Pílula do Dia Seguinte

A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência que se deve recorrer depois de uma relação sexual em que não foi utilizada contracepção ou quando existe falha no método contraceptivo (camisinha estourou, ou esquecimento do uso da pílula anticoncepcional entre outros métodos falhados).

pilula-do-dia-seguinte-ciclo-menstrual

Hoje nas farmácias e drogarias você encontra basicamente dois tipos de pílulas do dia seguinte: a pílula de contracepção de emergência com duas doses, ou seja, com dois comprimidos tomados cada um com intervalo de 12 horas; e outro com um comprimido somente. Ambas devem ser tomadas o mais breve possível da relação sexual até o período máximo de 72 horas.

A pílula do dia seguinte atua na prevenção de possível gravidez, mas tem como efeitos possíveis impedir ou atrasar a ovulação, ou seja, atrasar todo seu ciclo menstrual (devido às altas doses hormonais da pílula do dia seguinte), impedir a fecundação/fertilização; impedir a implantação de um ovo na parede do útero.

A pílula do dia seguinte pode prevenir bastante a gravidez e evitar o recurso do aborto (que é ilegal no Brasil na maioria dos casos). A contracepção de emergência tem também efeitos secundários como náuseas, vômitos e diarreia e por vezes, também dores de cabeça ou retenção de líquidos. Uma estratégia para evitar as náuseas e vômitos e tomar a pílula do dia seguinte com a comida ou na hora de deitar, ou tomar um medicamento anti-enjoo antes de tomar o método contraceptivo de emergência.

Tomar a pílula do dia seguinte muitas vezes durante o mês podem causar sérias alterações no ciclo menstrual e precipitando lacerações no colodo útero. Lembrando que o método não é 100% eficaz, existindo a possibilidade de uma gravidez, porém, o risco é menor. O uso frequente não é recomendável tanto pelos efeitos secundários quanto pelas altas doses hormonais. Por isso, converse com um médico especializado sempre na dúvida.

Mais Pílulas do Dia Seguinte

  • pilula-do-dia-seguinte-atrasa-menstruacao-150x150Pílula do Dia Seguinte – Atrasa Menstruação Usar Pílula do Dia Seguinte Atrasa Menstruação Uma pesquisa recente tem mostrado que a Pílula de emergência, mais conhecida por Pílula do dia seguinte tem sido utilizada com muita frequência pelas adolescentes brasileiras. Mas, seria esse um método eficaz ou o mais apropriado? Saiba […]
  • pilula-dia-seguinte-menstruacao-150x150Pílula do Dia Seguinte – Menstruação Tudo sobre Menstruação e Pílula do Dia Seguinte A pílula do dia seguinte é um método com doses elevadas de hormônio capaz de evitar uma possível gravidez não planejada depois que acontece o ato da relação sexual. Confira mais detalhes sobre a menstruação com a Pílula do dia […]
  • pilula-do-dia-seguinte-como-funciona-150x150Pílula do Dia Seguinte – Como Funciona Como Funciona a Pílula do Dia Seguinte Sua vida sexual não pode parar por causa de uma gravidez indesejada. E para evitar esse transtorno, muitas mulheres optam pela pílula do dia seguinte. Saiba hoje como funciona a pílula do dia seguinte e quais os cuidados que devem ser tomados ao […]
  • melhor-pilula-do-dia-seguinte-150x150Melhor Pílula do Dia Seguinte Pílula do Dia Seguinte Qual a Melhor? A pílula do dia seguinte é aliada da mulher em alguns casos como uma relação sexual que teve método anticoncepcional ineficaz ou até mesmo em casos de violência contra a mulher, mas este método tem sido usado de forma errônea e pode trazer […]
  • contraceptivos-continuos-150x150Contraceptivos Contínuos – Preço, Vantagens Vantagens e Desvatanges dos Contraceptivos Contínuos Veja quais são os tipos e nomes dos Contraceptivos Contínuos. Existem vários tipos de Contraceptivos Contínuos, descubra qual é o mais indicado para você consumir diariamente e saiba quais são as vantagens e desvantagens do seu […]
  • pilula-do-dia-seguinte-aborda-faz-mal-150x150Pílula do Dia Seguinte – Aborta? Falha? Faz Mal? Pílula do Dia Seguinte Falha? O uso da pílula do Dia seguinte ficou bem banalizado hoje em dia principalmente pelas mulheres mais jovens. Mas, esta foi criada para interromper a gravidez no caso da mulher ter usado outro método anticoncepcional falho, como por exemplo, a camisinha que […]


19 Comentários em Pílula do Dia Seguinte – Ciclo Menstrual

  1. Tainara disse:

    Galerinha, vocês estão de parabéns, adorei o site
    e muito interessante e me ajudou bastante
    continuem assim PARABÉNS!!! :D’

  2. Nome (obrigatório) disse:

    Amei. As dicas tava prescisando bastante. Bjs

  3. Anja negra disse:

    Bom dia dia 25 de fevereiro usei a plilula 3 horas depois do ocorrido e nao tenho o habito de usar esse remedio a camisinha estourou e hoje dia 22 de março ainda nao veio minha mentruaçao era para vir dia 18 de março sinto colicas mas nada acontece.posso estar gravida me responda por favor………

  4. Cicero disse:

    É incrível como a Pílula q estão anunciando será distribuída gratuitamente provoca “aborto” de firma disfarçada qdo n deixa o ovulo fecundado se prender aí útero. Por isso, muda o ciclo e a menstruação da mulher…aborto é só depois q o feto já cresceu ou impedir q ele cresça também é???

    • Nome (obrigatório) disse:

      Mas neste caso a pílula apenas impe a fecundação do espermatozóide com o ovócito então na verdade não existe nem embrião muito menos feto.

  5. Ana Carolina disse:

    Me ajudou muito tbm, obrigada!

  6. solange disse:

    Tomei uma pilula do dia seguinte 4 horas após o ato sexual e outra 24 horas depois vou ter algum problema por causa disso?OBS:A pilula era em dose unica!

  7. Jessica disse:

    Eu tive relaçoes sexuais no segundo dia da menstruação, a minha menstruação este mes foi irregular e no acto sexual ele veio-se dentro de mim posso estar gravida e melhor tomar a pilula do dia seguinte ou nao ? Por favor espero resposta …

  8. Ana disse:

    Gente socorroooooo!!!! Dia 1° de agosto namorei bem intimo com meu namorado. Ele não penetrou e não ejaculou dentro. Entrou um pouco do penis na minha vagina. Foi no meu dia mais fertil, dai fiquei com medo e tomei a pilula do dia seguinte. Alguns dias depois desceu uma borra que durou uns 3 dias. Hj já é dia 19 de agosto e nada de descer a menstruação normal, aquela com sangue vivo sabe??! Socorrrooo to morrendo de medo de tá grávida. É pra menstruar ainda esse mês ou essa borra já foi a menstruação e agora so proximo mes que menstruo????

    • Anna disse:

      Oi fiquei curiosa pois passei pelo mesmo e vc estava grávida ou não???? também estou com medo.

  9. niedja disse:

    Tive relação duas vezes na semana sem proteção e tomei a pílula do dia seguinte normalmente nessas duas relação. Mas ja vai fazer 3 meses que minha menstruação ta atrasada. Será que estou grávida ou é o efeito das pílulas. Estou desesperada pós não fiz o exame com medo de estar grávida

  10. Andreia disse:

    Tomei a pílula dose única uma semana após a mestruacao sendo que por medo mesmo tendo usado a camisinha e até agora estou com atraso de 17 dias e muita colica

  11. Cristiana disse:

    Bom dia! Tive relação com meu namorado na madrugada do dia 27 às 3::00 da manhã, comprei a pílula do dia seguinte e tomei as 8:00 e a outra 12 depois, não uso nenhum contraceptivo, posso estar grávida pois a minha menstruação ainda não desceu e estou sentindo um mal estar pode ser também efeitos da pílula ou não, me ajudem por favor

  12. Fran disse:

    SOCORROOO! Minha menstruação desceu 14/08 e tive relações sem contraceptivo, tomei pílula do dia seguinte. Geralmente vem uns 3 a 4 dias de sangramento, nesse caso veio uns 7,8. Esse mês ainda não veio minha menstruação? Alguém me aajudaaa???

  13. Leandro disse:

    A pilula do dia seguinte muda o ciclo menstrual com até quanto meses após ser tomada?!

  14. Natalye disse:

    Continuo sem entender a pílula não funciona no período fértil e fim do período fértil? Confesso que estou perdida as vezes acho que sim as vezes não me ajudem.

  15. Rafa disse:

    Bom dia,
    Eu tomava anticoncepcional e parei a cartela faltando uma semana para menstruar, dia 18 de fevereiro tive relaçao sem o parceiro ter chegado aos finalmente, achei por bem tomar a pilupa do dia seguinte 1hr depois do ato, hoje são 19 de março e a menstruaçao nao desceu? O que pode ta acontecendo? sinto colicas mas a menstruaçao nao desce.

  16. .... disse:

    Ola penetrei um pouco do meu penos na vagina da minha namorada e nao cheguei nem a ejacular e mal fiz, so q tem um porem foi um dia apos a menstruação dele tem perigo? E também comprei a pílula um dia depois o risco e muito grande ?

  17. Bianca disse:

    Eu tomei a pílula do dia seguinte mês passado e veio minha menstruação normal, agora esse mês já está 7 dias atrasada é normal ou posso estar grávida?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *