Pílula do Dia Seguinte – Menstruação

Tudo sobre Menstruação e Pílula do Dia Seguinte

A pílula do dia seguinte é um método com doses elevadas de hormônio capaz de evitar uma possível gravidez não planejada depois que acontece o ato da relação sexual. Confira mais detalhes sobre a menstruação com a Pílula do dia Seguinte.

pilula dia seguinte menstruacao Pílula do Dia Seguinte   Menstruação

O uso da pílula do dia seguinte é indicado para as seguintes ocasiões: o método estiver com falhas (a camisinha rompeu, o diafragma deslocou, esqueceu-se de tomar a pílula anticoncepcional mais de dois dias, etc.), a mulher tive uma relação sexual com penetração vaginal e não teve em uso de nenhum método anticoncepcional e em casos de violência sexual. Lembrando que a pílula do dia seguinte não protege contra doenças sexualmente protegidas e nem da AIDS.

Você deve utilizar a pílula de emergência até no máximo 72 horas após a relação sexual desprotegida, porém quanto antes o uso melhor o efeito. Pode ser tomada uma dose a cada dose horas, ou algumas versões com apenas uma dose. Quanto mais rápido após a relação sexual você tomar a pílula do dia seguinte, maior a eficácia do medicamento contra uma gravidez indesejada.

A recomendação é que a pílula do dia seguinte seja usada apenas quando houver real necessidade, independente da fase do ciclo menstrual em que estiver. Mas, é um diferencial se você souber a data do seu período fértil (embora seja uma data aproximada) até mesmo para tomar cuidado nas próximas relações sexuais.

Após o uso da pílula do dia seguinte pode haver um pequeno sangramento, como pode haver um atraso na sua menstruação. Em alguns casos ela pode até adiantar alguns dias. Mas, se ela atrasar mais de dez dias, procure um médico ginecologista. Assim como a pílula do dia seguinte tem altas doses hormonais, pode haver alguma alteração em seu ciclo menstrual como é importante descartar uma possível gravidez (já que o método não é 100% eficaz). O principal mecanismo de ação da pílula de emergência é a inibição ou atraso da ovulação o que pode ocasionar uma desregulação da menstruação. Quando ela é usada repetidas vezes (mais de uma vez ao mês), a menstruação pode ficar mais desregulada e se você continuar tendo relações desprotegidas pode ter mais chances de engravidar. Por isso, tome a pílula do dia seguinte com muito cuidado e em situações de emergência.

Mais Pílulas do Dia Seguinte





10 Comentários em “Pílula do Dia Seguinte – Menstruação”

  1. no sétimo dia de minha menstruação quando eu tinha que começar a tomar meu anticoncepcional, eu não tomei e tive relação com meu marido sendo que 24hs depois tomei a pilula do dia seguinte, isso foi em uma terça feira.
    na quarta feira tive relações de novo, e no sabado tomei de novo a pilula do dia seguinte 72hs depois.na quarta feira seguinte minha menstruação veio normal estou até sentindo cólicas.oq faço? conto os sete dias e volto a tomar meu remedio?? me ajudem por favor.

    Responder
  2. ate quantos dias a menstruaçao pode atrasar se tomado duas vezes no mes essa pilula

    Responder
  3. eu comprei a pilulas do dia seguinte que veio com 2 comprimidos,eu tinha feito relacões com meu esposo sem protecão.mais no mesmo dia eu usei a pilulas 6horas depois sera que deu efeito,eu senti muito dor de cabeça..

    Responder
  4. Fiz ”sexo” com meu namorado e estourou a camisinha, no outro dia tomei a pilula do dia seguinte. Uns 5 dias após ter tomado desceu minha menstruação (obs: veio mto adiantada) o dia ”dela” descer é 23 e desceu dia 7 +/- (não me recordo mto bem) Só que agora, dia 23 ela não desceu. Será que eu estou gravida ou a pilula desregulou minha menstruação? obg;

    Responder
  5. Olá, eu estava menstruada e tomei a pirula do dia seguinte. Minha menstruação suspendeu, isso é normal ?

    Responder
  6. ola eu tive relaçao com meu namorado,e na mesma noite veio minha menstruaçao so que antes da data,e nao entendi o porque,e no dia seguinte ainda menstruada tomei a pilula e com 2 dias parou e fkou so akele liquido escuro.eu gostaria de saber o porque?

    Responder
  7. boa tarde.
    tomei a pds e onze dias depois fiquei menstruada, gostaria de retomar meu anticoncepcional, quando devo faze lo?
    obrigada

    Responder
  8. Tive relação sexual com camisinha e minha menstruação desceu no dia seguinte,mesmo assim meu namorado comprou a pilula do dia pra mim tomar…ao meu ver a chance de engravidar nessa situação é minima…mas a pilula me fara mal se eu a tomar?

    Agradeço desde já a atenção

    Responder
  9. Eu tomei a pílula do dia seguinte então minha menstruação desceu 2 após só que esta vindo muito ja esta no quarto dia e não diminui o fluxo de sangue, Pq? estou ficando preocupada!

    Responder
  10. Tive relações com meu namorado faltando uma semana para minha menstruação vir, usei o método do coito interrompido e horas depois tomei a pílula do dia seguinte, corro o risco de engravidar?

    Responder

Deixe um Comentário