Pílula do Dia Seguinte – Efeitos Colaterais

Efeitos Colaterais da Pílula do Dia Seguinte

A pílula do dia seguinte vem se tornando uma dos principais meios contraceptivos utilizados pelas mulheres. A pílula funciona com uma carga de hormônios com objetivo de atrasar a ovulação e é altamente eficiente quando utilizada em até 72 horas após a transa. Confira quais são os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte.

pilula do dia seguinte efeitos colaterais Pílula do Dia Seguinte   Efeitos Colaterais

O ideal é que a pílula seja tomada em até 24 horas e vem em duas doses, devendo a segunda dose ser tomada em até 12 horas após a primeira. Mas a pílula do dia seguinte tem efeitos colaterais, portanto só deve ser usada em caráter de emergência, como após um abuso sexual ou após o rompimento da camisinha.

Não se recomenda utilizar a pílula constantemente, pois, como qualquer outro medicamento do gênero, ele perde a eficácia quando usada com frequência, pois logo os seus hormônios, que são artificiais, ficam enfraquecidos. Além disso, a pílula do dia seguinte pode fazer uma verdadeira bagunça no ciclo menstrual da mulher, uma vez que sua dose de hormônios pode desestabilizar o funcionamento normal do corpo da mulher. Assim sendo, a pílula pode atrasar ou até mesmo adiantar a menstruação da mulher. Além disso, ela pode causar outros efeitos.

Alguns desses efeitos colaterais da pílula do dia seguinte vão de dores de cabeça, enjôos, vômito até dores nos seios, além de que, se tomada em excesso, por exemplo, várias vezes dentro do mesmo mês, a pílula pode causar complicações no corpo com um câncer na mama ou no útero, problemas em uma eventual gravidez no futuro, pode elevar os riscos de uma trombose ou de uma embolia pulmonar.

Confira mais sobre o: Atraso da Menstruação com a Pílula do Dia Seguinte

As vezes, os efeitos de atraso na menstruação pode durar meses. Além disso, a pílula não protege de DST’s, ainda sendo a camisinha, o método contraceptivo mais eficiente. Deve ser tomada esporadicamente e apenas em emergências, pois, como já dissemos anteriormente, perde seu efeito se usado em excesso. Também não adianta tomar a pílula após 72 horas ou mais da relação sexual, pois ela já estará com um efeito muito menor no organismo. Portanto, use camisinha e faça sexo com responsabilidade.

Mais Pílulas do Dia Seguinte





3 Comentários em “Pílula do Dia Seguinte – Efeitos Colaterais”

  1. ADOREI… PARABÉNS.
    TINHA UM TRABALHO DE ESCOLA PARA FAZER SOBRE ELA E TODAS AS INFORMAÇÕES COINCIDIRAM EXATAMENETE COM O QUE ME FOI PEDIDO. PARABÉNS MESMO!
    ATT.

    Responder
  2. Qual o nome das pílulas ?

    Responder
  3. Olá..
    A uma mes eu tomei a pilula do.dia seguinte, a pilula c dose unica, minha mestruacao esta atrazada ha 3 dias…
    fiz um exame d sangue deu negativo, logo depois fiz o de farmacia e deu positivo…
    Nqo sei oq fazer! !!

    Responder

Deixe um Comentário