Pílula do Dia Seguinte – Atrasa Menstruação

Usar Pílula do Dia Seguinte Atrasa Menstruação

Uma pesquisa recente tem mostrado que a Pílula de emergência, mais conhecida por Pílula do dia seguinte tem sido utilizada com muita frequência pelas adolescentes brasileiras. Mas, seria esse um método eficaz ou o mais apropriado? Saiba se a pílula do dia seguinte atrasa a menstruação e veja como usa-la corretamente.

A indicação de uso da Pílula do dia seguinte mais apropriada é quando há falha do método anticoncepcional utilizado (por exemplo, a camisinha rasgou ou saiu do lugar, esqueceu-se de tomar mais de dois dias a pílula anticoncepcional, passou a data de aplicação da injeção, etc.), relações sexuais desprotegidas ou nos casos de violência sexual (estupro).

O uso frequente é desaconselhado, pois além de se tornar menos eficaz na proteção contra uma possível gravidez do que um método usado regularmente (a Pílula do Dia Seguinte se usada nas primeiras 24 horas oferece até, no máximo, 90% de proteção), ela pode atrasar muito a menstruação da mulher (devido altas doses hormonais que tem a pílula do dia seguinte) além de atrasar todo o ciclo menstrual da mulher, fazendo alterações significativas, ainda mais se você tem o ciclo bastante irregular. Lembrando que a pílula do dia seguinte tomada é apenas para aquela relação sexual desprotegida, não valendo para as demais. No caso, se você já a tomou mais de uma vez por mês, este não é o método anticoncepcional mais conveniente. Por isso, procure um ginecologista e converse sobre o método anticoncepcional melhor no seu caso, pois o uso da pílula do dia seguinte pode atrasar a menstruação.

Já no caso de você já tomar pílula anticoncepcional de forma correta (uma pílula por dia e sem esquecer-se de tomar) você já está protegida da gravidez, inclusive durante o período de pausa entre as cartelas. Mas, caso tenha se esquecido de tomar a pílula por dois dias seguidos, a situação muda e é necessário recorrer à salvadora pílula do dia seguinte.

No caso de esquecer-se de tomar a pílula do dia seguinte, o risco de gravidez pode aumentar. Lembrando que a eficácia da pílula do dia seguinte é menor do que de outros métodos como a Pílula anticoncepcional, camisinha e DIU. Por isso, antes de tomar a Pílula do dia seguinte, pense bem nos efeitos colaterais que ela provoca, como o atraso da menstruação e alteração de todo o ciclo menstrual.





21 Comentários em “Pílula do Dia Seguinte – Atrasa Menstruação”

  1. Ola uma duvida….Tomei a pirula do dia seguinte dia 10 ai esperei ate dia 15 a mestruaçao nao veio ai voutei a tomar o remedio e parei dia 19 pois estava sentindo colica e meu rosto estava cheio de espinhas ….e hj e 24 e nao desceu e normal esse atraso?

    Responder
  2. Eu tomo anticoncepcional já faz tempo, mas neste mês precisei tomar anti-inflamatório, remédio que dizem cortar o efeito da pilula. sei corretamente os dias que minha menstruação vem, neste mes parecia que iria vir no dia correto, só que tive relação sexual com meu esposo num dia antes da menstruação vir, no prazo do intervalo da pilula, mas estourou o preservativo, tomei a pilula do dia seguinte (pozato uni), dentro de 1h após o ocorrido. Gostaria de saber se eu corro algum risco de ter engravidado, e se posso continuar tomando o anticoncepcional normalmente, dando continuidade no mesmo dia que seria após o intervalo de sete dias?
    Agradeço desde já a resposta!

    Responder
  3. Ajudou muito ,muito obrigada Valeu

    Responder
  4. eu tive relação com meu namorado era quase 01:00 da madrugada
    e no dia seguinte tomei pilula era 14:30 da tarde daqui antes das 12 horas tomei o segundo,daqui 14 dias veio menstruação normal bem pouquinho mesmo e este mes veio q nem tipo corrimento marrom escuro tipo passar no papel higienio q dava pra ver. em 3 dias e parou………….to preocupada alguem me ajuda aí………………

    Responder
  5. me tirou uma grande duvida obrigada

    Responder
  6. entao meu fluxo e regular dois dias depois dele ter indo teve relaçao e “pufite” aconteceu logo fiz o uso da pilula de emergencia e cinco dias depois meu flux voltou por trez dias sera que estou gravida? i a gora volto a tomar as pilulas normalmente ou espero completar 30 dias ?

    Responder
  7. bel

    tomar a pilula do dia seguindo mesmo tomando anticoncepcional pode atrasar a menstruação ?

    Responder
  8. Olá, tomei a pilula do dia seguinte as 09:00 da manha, teria que tomar a 2° dose as 21:00 da noite mais tem um porem esqueci alguns minutos de tomar e acabei tomando as 21:30 .. corro algum risco? Obrigada .

    Responder
  9. a minha tem 15 Dias atrasada eu tomei

    Responder
    • A minha está atrasada a 13 dias, tomei duas pilulas nu intervalo de quase um mês, porém mês passado fiquei menstruada, com atraso de 16 dias. Esse mês ainda não veio. Acredito que possa ser o efeito da pilula desregulando meu ciclo. O que acham?

      Responder
  10. Tomo o anticoncepcional Primera20 a uns tres meses. Porém tive relação sem camisinha ontem, fiquei preocupada e tomei duas pílulas do dia seguinte com intervalo de 12 hrs, seguindo a bula.
    Será que estou grávida?

    Responder
  11. dei uma vacilada , e tomei a pilula ante de 24 hras 2 dias depois tomei de novo por medo de ficar gravida . depois disso fiz um teste de farmacia deu negativo e nao sinto nenhum sintoma de gravidez !! Mas minha mestruação esta atrasada a quase 3 meses e ela sempre foi bem desregulada .
    o que faço ?

    Responder
  12. Ola, boa noite, depois do meu ato sexual tomei a pilula do dia seguinte corretamente, mais minha menstruação não desceu 7 dias depois. Isso é normal, corro o risco de está gravida???? Por favor aguardo retorno, estou desesperada!! Obrigadaaaa….

    Responder
  13. ola tomei a pilula do dia seguinte so que tomei de forma errada ao inves de tomar a pilula de forma certa tomei as duas juntas e ja faz quase dois meses e meio ue minha mentruacao na vem sera que pode ser por causa do remedio. preciso saber se e ou nao

    Responder
  14. transei no sábado as 10:00 hora da noite e tomei a pílula do dia seguinte as 10:40 da amanhã de domingo tem como eu engravidar a minha mestruação tinha que vi dia 13 de setembro e tomei a pílula dia 14 de setembro as 10 da manhã e a minha mestruação tinha que vi dia 17 de setembro e estou com sete dia de atraso corro risco de estar grávida.

    Responder
  15. Olá,tomei a pirula duas vezes no mesmo mês sem estar tomando anticoncepcional,minha menstruação está atrasada 13 dias.Posso esta grávida?

    Responder
  16. eu tive relação no dia 4 de outubro no sabado a noite ( 21hrs)
    e tomei a pilula no domingo ( 19:30 hrs ) da noite.
    E minha menstruação não veio é normal?
    O remédio fez efeito?

    Responder
  17. No dia 12 de setembro começou minha menstruação, que durou 5 dias.No dia 27 de setembro transei sem camisinha, porém, meu parceiro gozou fora e durante a semana decorrente dessa relção continuei expelindo um muco cervical, de cor branca/transparente e sem cheiro, durante algumas semanas percebi que ele mudava de textura, hora mais espesso, hora mais fino. No dia 10 de outubro, tive uma nova relação, meu parceiro também gozou fora e eu acabei tomando pílula do dia seguinte. Hoje, dia 14 de outubro, minha menstruação conta 2 dias atrasada. Fiz dois testes de gravidez de farmácia e ambos deram negativo. Estou bastante nervosa, existe alguma possibilidade de eu estar grávida? Ou será que a pílula do dia seguinte atrasou minha menstruação?
    OBS: continuo expelindo muco cervical inodor.

    Responder
  18. Bom dia eu tomava o.anti previane e parei durante 46dias..mestruei no dia 26de junho…e comei a tomar o ciclo 21no dia 07 de julho tive relação sem proreção no dia 18 de julho e tomei psd e mesmo assim continuei a tomar o anti..tenho muita dor de cabeça…me tieri.essaa dividas..

    Responder
  19. Tranzei um dia antes de minha menstruação chegar e ela veio durante a tranza meu namorado gozou dentro . Tomei pílula do dia seguinte corro o risco de uma gravidez?

    Responder
  20. Boa tarde.
    Tive relações com o meu companheiro a 12 de setembro. Nesse dia fui para uma festa era para tomar a pílula anticoncepcional a noite e por esse motivo pus na carteira, acontece que quando chegou a hora de tomar, olhei para a minha bolsa e a pílula já não estava lá, deve ter caído da carteira. Então no dia seguinte fui a farmácia e comprei a pílula do dia seguinte e tomei antes de fazer 24h do acto sexual. Depois desse dia não voltei a tomar a pílula anticoncepcional nem voltei a ter relações sexuais. Acontece é que a minha hemorragia devia ter vindo na segunda feira dia 21 e não apareceu. Hoje vi que tinha nas cuecas um pequeno risco preto que me faz supor que tenha sido um pequeno corrimento vaginal… A minha questão é será possível que eu esteja grávida? Agradeço a vossa atenção. Cumprimentos
    Sara

    Responder

Deixe um Comentário