Pílula do Dia Seguinte – Aborta? Falha? Faz Mal?

Pílula do Dia Seguinte Falha?

O uso da pílula do Dia seguinte ficou bem banalizado hoje em dia principalmente pelas mulheres mais jovens. Mas, esta foi criada para interromper a gravidez no caso da mulher ter usado outro método anticoncepcional falho, como por exemplo, a camisinha que estourou, ou o esquecimento de tomar a pílula anticoncepcional, entre outros métodos de anticoncepção falhos. Confira algumas dúvidas quanto ao seu uso.

Por ser conhecida popularmente como a pílula do Dia seguinte, muitos não sabem que deixar para tomar no dia seguinte é um erro. Esta tem que ser tomada o mais breve possível, mas pode ser tomada até 72 horas (três dias) após a relação sexual embora, quanto mais cedo após a relação sexual você tome, maior a eficácia. No caso, não precisa esperar o dia seguinte (como o nome do medicamento) para tomá-lo e sim, o mais breve possível.

A pílula do dia seguinte é feita de progesterona e que o Levonorgestrel como princípio ativo (esse é o nome da pílula do dia seguinte genérica). No meio médico chama essa pílula de comprimido pós-coital ou contraceptivo de emergência. A percentagem de falha do medicamento fica entre 10% a 15%, sendo menos eficaz até mesmo que a pílula anticoncepcional cuja percentagem de falha é de até 0,1% (se tomado corretamente).  Por isso, as chances de falha da pílula do dia seguinte são altas, se comprarmos a outros métodos.

A pílula do dia seguinte pode ter diversos efeitos, que variam: impede os ovários de lançar um óvulo; no caso de já lançados; a pílula do dia seguinte modifica o revestimento do útero e, no caso do óvulo já fertilizado, não consegue prender-se ao útero, devido que este mudou sua estrutura devido a pílula. Já é confirmado no meio médico que a pílula do dia seguinte não aborta, ou seja, não evita uma gravidez mais avançada.

A taxa de falha da pílula do dia seguinte é bem baixa, provavelmente cerca de 10% e um pouco melhor se você tomar o mais cedo possível, portanto ela não é 100% eficaz. A pílula do dia seguinte pode ser útil em situações em que as mulheres tiveram relações desprotegidas e tem sido preciosa em alguns casos específicos de: vítimas de estupro, em caso em que o preservativo ter falhado; mulheres que por causa de drogas ou álcool em excesso tiveram relações sexuais indesejáveis.

A pílula do dia seguinte não faz mal e nem oferece perigo de usar. Algumas pessoas podem apresentam efeitos colaterais desagradáveis, mas são casos bastante raros, como dor de cabeça, dor de barriga, pequenos sangramentos vaginais, tonturas e sensibilidade nos seios. Havendo dúvidas, procure um médico especialista o mais rápido possível. Lembrando que mulheres com algum tipo de doença crônica, como as hepáticas, vasculares, hipertensas ou com obesidade mórbida não devem tomar a pílula do dia seguinte.





16 Comentários em “Pílula do Dia Seguinte – Aborta? Falha? Faz Mal?”

  1. 1-*Nesse meio tempo tive relações no dia 28/10/2012,e a camisinha estourou.E não tomei a pilula do dia seguinte.*

    2-Tomei a pilula do dia seguinte na data de 10/11/2012.E era para descer no dia 13/11/2012.E até agora não desceu.Mas sinto cólicas e meus seios inchados.Será que posso estar grávida?

    3-Quero saber o por que,que esta dando estas cólicas,seios inchados,dores no quadril,e dores na barriga,como que se eu estivesse feito abdominal.

    4-Esses efeitos,podem ser da pilula agindo no meu corpo ou pode ser o efeito contrário da pilula não agindo no meu corpo.

    Responder
  2. tenho 46 anos n tomo pilulas mas presizei tomaar pilula do dia seguinte com 10 h de atrso tenho mioma tem algun perigo rose

    Responder
  3. Gostaria de saber no mesmo mês precisei tomar a pilula do dia seguindo, pois esqueci de tomar o anticoncepcional. Mas é o seguinte, tomo anticoncepcional ja fazem algum tempo, mas terminou minha cartela e eu demore,i deu us 16 dias para comprar a outra (mercilon conti 28 comprimidos) e tive relação desprotegida, então resolvi tomar uma pilula do dia seguinte, deu certo, mas infelizmente preciso tomar outra pois so tomei 3 comprimidos do anticoncepcional e sei que so faz efeito apos 7 dias tomando. POSSO TOMAR MAIS UMA PILULA DO DIA SEGUINTE NESSE MESMO MÊS COM UM INTERVALO 5 DIAS??

    Responder
  4. No caso eu fiquei 16 dias sem tomar o anticoncepcional, e tive a relação desprotegida, FAZ MAL TOMAR O PILULA DO DIA SEGUINTE TOMANDO ANTICONCEPCIONAL JUNTO??

    Responder
  5. menstruei dia 14 de abril e acabou no dia 20 nisso mantive relação e fiz o uso da pílula do dia seguinte no entanto sangrei dia 26 de abril ate 30 nisso naum usei nda será que corre o risco deu ter engravidado?

    Responder
  6. Tive relacao e acamisinha estorou, minha parceira tomou a pilula no mesmo dia, passaranse duas semanas a mestruacao dela deceu,apos o termino da mestruacao tivemos relacao novamente nesperada acamisinha estorou de novo, ela pode tomar a pilula novamente ?

    Responder
  7. porque muitas mulheres engravida tomando pilula anticoncepcional.

    Responder
  8. muitas engravida tomando a pilula do dia seguinte.

    Responder
  9. Tomei a pílula do dia seguinte pós ato sexual, dois dias depois misturei..corro risco de ficar grávida?

    Responder
  10. TOMEI A PÍRULA DO DIA SEGUINTE E TO 19 DIAS MESTRUADA É NORMAL?
    JÁ FUI AO MEDICO ELE ME ENDICOU OUTRO REMÉDIO PARA PARAR DE DESER DIMINUIU O SANGRAMENTO MAIS NÃO PAROU PODE SER GRAVE?

    Responder
  11. ana

    Tomei as duas pirula do dia seguinte de uma vez so tem augum problema menos de 24hs

    Responder
    • fez mt bem em tomar antes das 24 horas mas não repita em tomar 2 de uma vez !!!

      Responder
  12. Se toma as duas pirula na mesma hora diminui o efeitos? eu tomei uma semana direta eu tenho risco de engravida?

    Responder
  13. Deve ser tomada apenas uma pilula?

    Responder
    • Tem 2 tipos de pilula do dia seguinte se vc tomar a pilula do dia seguinte que vem as duas, vc tem que tomar as duas, vc toma uma e depois de 12hrs tome a outra.

      Responder
  14. Oi, fiz sexo sem proteção dia 16/11/13 e no dia 17/11/13 eu tomei a pilula do dia seguinte a Genérica que só tem uma pilula, e no dia 17/11/13 mesmo eu menstruei depois de 3hrs que eu tomei a pilula do dia seguinte, amanhã vai fazer 1 mês que eu tomei a pilula, e nessa semana eu estou sentindo dores de cabeça, enjoos e diarréia, é efeito da pilula? Tem como fazer efeito depois de 1 mês que eu tomei ela? No caso eu sempre menstruo dia 17, se eu n menstruar amanhã é normal?

    Responder

Deixe um Comentário